Dia 2 – Vinhos do Porto e Douro postos à prova!

09h às 10:30 – Visita técnica à Quinta da Aveleda – Penafiel

A Quinta da Aveleda é uma das mais destacadas vinícolas portuguesas, registros da sua construção remetem ao Século XVI, com importante patrimônio arquitetônico, com a sua envolvente natureza, dedicada a produzir vinhos de qualidade, reconhecidos internacionalmente.

10:30 às 12h – Visita técnica à Fábrica de pão de ló de Margaride

No início do século XVIII que uma mulher, de nome Clara Maria, iniciou o fabrico do tradicional pão de ló. Este doce ficou conhecido por “Pão de Ló de Margaride”. O sucesso foi tanto, que em 1888 foi atribuída a esta Casa a designação de Fornecedora da Casa Real Portuguesa.

12:30 às 14h – Almoço: Restaurante Brasão

Indicamos o prato: leitão à bairrada e a sobremesa típica: pudim abade de prisco

14:30 às 15h – Passeio de barco pelo rio Douro – Vila Nova de Gaia

image17

O barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro. Será um passeio pela zona ribeirinha do Porto e cruzará as 6 pontes que ficam sobre o rio Douro, entre elas a famosa Ponte Luis I.

16h às 17:30 – Visita às Caves de vinho do Porto

Offley

Fundada em Londres em 1737 por William Offley, inicialmente como uma casa de comércio de vinho, a Offley rapidamente começou a exportar vinhos e mais tarde a produzir o seu próprio Vinho do Porto, dando à marca um reconhecimento mundial como criadora de vinhos de grande qualidade.A Offley é uma marca plena de versatilidade e irreverência que serve de inspiração a todos aqueles que procuram novas sensações com o Vinho do Porto.

Quevedo

A família Quevedo é parte de uma nova geração de pequenos produtores baseados no Douro. Durante muitos anos estas famílias produziam uvas e vinho do Porto para vender aos comerciantes de Vila Nova de Gaia. Mas quando Portugal aderiu à União Europeia, em 1986, a mudança na legislação passou a permitir que os produtores de uvas e vinho do Porto exportassem diretamente o vinho do Porto das suas adegas. E como resultado desta nova legislação nasce a marca familiar “Quevedo”.

Cultivamos 100 ha de vinha entre seis quintas no vale do Douro, nas sub-regiões do Cima Corgo e do Douro Superior. A diversidade de vinhas produz uvas de vários aromas e sabores o que nos ajuda na criação dos vinhos.

Porto Cruz

As Caves Porto Cruz, é um projeto para celebrar a cultura do vinho do Porto, aliando contemporaneidade e tradição. Concebido como um lugar informativo, expositivo e de lazer, oferece novas experiências em torno do vinho do Porto, conjugando-o com criações artísticas em domínios tão diversos como a moda, a arte e a gastronomia.

17:30 às 18:30 – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto

O Instituto promove o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense.

19:30 às 21h – Palestra

21:30 às 22h – Jantar

Veja também: Dia 3 – A região do Alto Douro Vinhateiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s